Revivendo bons tempos

O "Revivendo bons tempos" vai dar uma pequena mudada essa semana, em vez de colocar um gênero e seus maiores artistas, vou mostrar para vocês, 3 dos maiores gêneros musicais, e seus principais ícones.


Pop

   Abreviação de popular o Pop é um gênero musical que não tem um ritmo especifico, desde que o geral atraia o publico principal do gênero, o publico jovem.
   Pop sempre seguiu a tendência de promover tendências de moda e estilo, podemos ver isso desde hoje com Lady Gaga, e Justin Bieber.

   Desde 1930 data de seu surgimento ate os dias atuais, milhares de bandas e cantores consagrados fizeram sucesso com o pop, mas alguns merecem destaque como, Cher, Abba,Elton John, o grupo Destiny's Child (Beyponce, Kelly Rowland, Michelle Williams), as Spice Girls,  Cyndi Lauper, Madonna, Michael Jackson e porque não Lady Gaga não é?

   Difícil disser quem é o ícone o Pop music, pois a dois grandes artistas em minha concepção, Madonna, e Michael Jackson, ambos representados como os monarcas do Pop (rei e rainha).
   Escolhi Madonna pois sua carreira é uma das mais promissoras do mundo, já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo,  e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.

   Ela nunca precisou de ter um vestido de carne para estar na mídia, nunca raspou a cabeça e entrou em uma clinica psiquiatra, e ate hoje nenhuma artista do Pop Music conseguiu chegar perto de seu talento, seja cantando ou atuando.




Madonna e Gogol Bordello cantando La Isla Bonita, bela combinação.


Reggae


  Foi desenvolvida na Jamaica, no inicio de 1960, é derivado dos gêneros Ska e Rocksteady. O reggae é um gênero musical muito puro(possui as mesmas características desde sua criaçao) com poucos subgêneros o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970.

   A midia intitula o Reggae com o movimento religioso Rastafari,é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I,imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus).
   Isso leva o preconceito do gênero, já que a religião Rastafari, usa a planta Cannabis Sativa conhecida como maconha, para eventuais rituais de aproximação espiritual. Muitos desconhecendo desta teoria de vida descriminam os seguidores dessa ideologia, afirmando que os próprios usam a maconha para prazer próprio.

   Porem não é correto dizer que o Reggae esta ligado com a religião Rastafari, pois as musicas debatem vários temas, como o amor, a desigualdade social, e etc.

   Fora que existe o Reggae gospel, muito usado em religiões ocidentais. 

   O maior ícone do gênero sem sombras de duvida é o Bob Marley, sua carreira iniciou em 1962, passou pelo genero Ska, mas logo foi para o Reggae, onde foi consagrado.
   Teve ao total 18 álbuns, entre álbuns de estúdios e ao vivo, era adepto da religião Rastafari, curiosamente foi preso na Inglaterra em 1970 por ter posse de um cigarro de maconha.
   Em 1977 foi diagnosticado um tipo de câncer de pele chamado melanoma maligno, em Bob Marley. Segundo seu filho Ziggy Marley, Bob Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria o de que, segundo a religião Rastafari, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado.

   Devido a pouco conhecimento sobre a doença na época, e as limitadas formas de tratamento, Bob Marley veio a falecer no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos.
   

A letra dessa musica é simplesmente linda


Rock 

   Rock é um termo abrangente que define o gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta.


    O rock and roll subgênero do rock, surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. No começo o novo subgênero sofreu várias críticas negativas e algumas positivas, mas sempre atrapalhando seus trabalhos. Muitos diziam que o novo rock, incentivava o satanismo.

   A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore.
Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.

   Na onda do "Rock" em 1960 surgiu uma das bandas mais influentes mundialmente, a banda The Beatles, tocava vários gêneros musicais, do Folk Rock ao Rock Psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.
   
   Uma segunda leva de bandas de rock do Reino Unido e Estado Unidos se tornou popular durante o início da década de 1970. Grupos como, Nazareth, Grand Funk Railroad, Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple, Queen, Alice Cooper, Judas Priest, Status Quo, Aerosmith, Black Sabbath e Uriah Heep, da Austrália vinha AC/DC, da Alemanha Scorpions e do Canadá Rush, intensificaram o modo de tocar, conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock.

   Este subgênero pereceu em direção a imitação caricatural no final daquela década. Muitos de seus adeptos lançaram álbuns mais próximos do rock progressivo ou até da Disco Music. Poucas bandas - entre elas, Kiss, Black Sabbath, Queen, AC/DC, Led Zeppelin, Aerosmith, Rushe Scorpions - mantiveram um número significativo de fãs e ocasionalmente emplacaram sucessos comerciais.

   Apesar da esmagadora maioria da crítica musical ter aversão ao hard rock, este estilo musical ganhou uma sobrevida, com lançamentos como o álbum de estréia da banda Van Halen em 1978 e o Tokio Tapes do Scorpions . Os discos ajudaram a prenunciar uma era de maior comercialização do rock, estabelecida fora de Los Angeles. Depois que este "lado glam" do metal entrou em ascensão, bandas como Iron Maiden, Def Leppard, Saxon, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, conduziram o metal a sua cena original, que passou a ser chamado de heavy metal, mas analisando a musicalidade de bandas anteriores à New Wave e Thrash, viu-se que o heavy metal já existia, visto que várias bandas faziam músicas mais pesadas que o hard rock como o Black Sabbath (tido como criador do rock pesado), o Kiss, o Judas Priest, o AC/DC e outras bandas que conseguiam compor músicas dos dois estilos, então hoje se diz que na verdade o heavy metal surgiu no começo dos anos 1970 com o Black Sabbath, que também compunha muitas músicas no estilo hard rock.

   Apos esse seguimentos muitos outros subgeneros foram desenvolvidos, como New Wave, Punk Rock, Pós Punk, Glam Metal, Rock Alternativo etc.

   O ícone do gênero para mim é o Queen, muitos podem achar que é os Beatles, mas o Queen reflete todo Rock que é feito nos dias atuais, pois eles tinham uma grande atuação no palco, e seus instrumentos eram divergentes, era comum nos shows poe exemplo usar os instrumentos comuns com instrumentos como Pianos e Violinos.

   A banda surgiu em 1971, sempre mantiveram sua formação original:

  • Freddie Mercury :  Vocal e piano (autor de "Bohemian Rhapsody", "Don't Stop Me Now", "Somebody To Love", "Killer Queen" "Love Of My Life", "We Are The Champions").
  • Brian Harold May :  Guitarras, violão, ukeleletoy-koto, harpa, teclado e vocal, (autor de "I Want It All", "Who Wants To Live Forever", "Tie Your Mother Down", "Now I'm Here", "Dragon Attack", "We Will Rock You", "Save-me")
  • Roger Taylor :  bateria, percussão e vocal (autor de "Radio Ga Ga", "Calling all girls", "I'm In Love With My Car", "A Kind Of Magic" )
  • John Deacon  Baixo, guitarra, piano, teclado, contrabaixo e vocal, (autor de "Another One Bites The Dust", "Need Your Loving Tonight", "You're My Best Friend", "Spread Your Wings", "One Year Of Love (co-autoria com Freddie Mercury)'", "I Want To Break Free").

   Em 1991 começaram a surgir rumores mais fortes de que Freddie Mercury estava com AIDS. O cantor negou, mas sabendo da verdade (assim como seus companheiros de banda), ele decidiu gravar um álbum livre de conflitos e diferenças. Este álbum foi Innuendo. Embora sua saúde começasse a se deteriorar, Mercury esforçou-se para finalizar suas contribuições. Destacam-se as canções "The Show Must Go On", "These Are The Days Of Our Lives", "Innuendo" e "I'm Going Slightly Mad".

   Em Junho o Queen gravou o video clipe da música "These Are The Days Of Our Lives" onde se pode ver um Freddie Mercury muito magro e com uma voz mais fraca, o que causa preocupação de seus fãs quanto ao seu estado.

   Em 20 de Abril de 1992 o público dividiu a tristeza pela perda de Freddie no "The Freddie Mercury Tribute Concert", realizado no Estádio de Wembleyde Londres em sua homenagem. Músicos como Annie Lennox, David Bowie, Def Leppard, Elton John, Extreme, Guns N' Roses, George Michael, Liza Minnelli, Metallica, Robert Plant, Roger Daltrey e Tony Iommi, juntamente com os integrantes remanescentes do Queen, tocaram os maiores sucessos da banda.

 Mesmo assim a banda ainda toca os grandes sucessos da historia, e ainda fez alguns álbuns após a morte de Freddie Mercury, porem John Deacon, decidiu sair da carreira musical em homenagem a Freddie Mercury.





Contemplem todo talento de Freddie Mercury.



Por hoje é só gente, prometo fazer um post  50% menor que esse semana que vem, e muito obrigado a quem realmente leu e adquiriu cultura. ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário